Theses

PHD Thesis Guidance

2020

Ramalho A. (2020). Doutoramento em Motricidade Humana na Especialidade de Psicologia do Exercício e do Desporto: Comportamento sedentário na população idosa: determinantes e consequências psicossociais. Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana. Orientadores: Prof. Dr. António Rosado e Prof. Dr. João Petrica

Santos, J. (2020) Doutoramento em Ciências do Desporto: O perfil de Atenção dos alunos nas aulas de Educação Física: Diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas. Universidade da Beira Interior . Orientadores Prof. Drº João Petrica e Profº Drº Luís Maia

2019

Honório S. (2019). Pós-doutoramento em Atividade Física e Saúde: Estilos de vida e satisfação com a vida de estudantes no ensino superior em ambos os géneros. Universidade Fernando Pessoa. Orientadora: Prof. Dra. Raquel Silva.

Faustino A. (2019). A Educação Física no Sistema Educativo Português. Tese para obtenção do Grau de Doutor em Ciências do Desporto. UBI, Covilhã.

2018

Amorim A. (2018). Imagery ability in Boccia: The effects of an intervention program. Dissertação de Doutoramento, Orientação: Bruno Travassos e Pedro Duarte-Mendes, Universidade da Beira Interior.

Master Thesis Guidance

2020

Cardoso, R. (2020) A Auto perceção da Qualidade de Vida e a Prática de Atividade Física em Idosos –Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Castelo Branco. Jorge Santos e João Petrica

Correia, R. (2020). Estudo da Composição Corporal de Bombeiros Profissionais e Bombeiros Voluntários. Escola Superior de Educação do Instituto

Politécnico de Castelo Branco. Rui Paulo e Pedro Mendes.

Duarte, J. (2020). Estudo da variabilidade da frequência cardíaca, perceção subjetiva de esforço e velocidade média em praticantes de Esqui e Snowboard com diferentes níveis. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Pedro Mendes e João Petrica.

Évora, N. (2020). Necessidades das famílias cabo-verdianas de crianças com NEE no 1º CEB em Portugal. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Maria Helena Mesquita.

Manique, L. (2020). Avaliação da Aptidão Física e da Composição Corporal de crianças dos 10 aos 15 anos, em Cabo Verde. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Rui Paulo e João Serrano.

Martins J. (2020). Estudo da composição corporal e da aptidão física de uma população idosa. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Rui Paulo e André Ramalho

Morais, S. (2020). Determinantes do comportamento sedentário na população idosa. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Pedro Mendes e André Ramalho

Nunes G. (2020). O treinador de desporto adaptado – perfil de formação, orientação no treino, estilo de decisão e de planificação. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Helena Mesquita e Marco Batista.

Ramos L. (2020). Exercício Físico e Rendimento Académico: Implicações da personalidade, capacidade aeróbia e da força em alunos de 5º e 6º ano de escolaridade. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Marco Batista e Samuel Honório.

Rodrigues, T. (2020). Avaliação da condição física e do conhecimento corporal de sujeitos com deficiência. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Maria Helena Mesquita e Carlos Marta.

Silva, M. (2020). Estudo da Composição Corporal e da Pressão Arterial dos agentes da Guarda Nacional Republicana. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Rui Paulo e João Serrano. Tereso, D. (2020). Avaliação da composição corporal, da potência de membros inferiores e da potência anaeróbia de jogadores de futebol: diferenças entre níveis competitivos e posições de campo. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Rui Paulo e João Petrica.

2019

Almeida J. (2019). Análise da dinâmica dos Modelos de jogo de 3×3, 4×4 e 5×5 em escalões de formação no Hóquei em Patins. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Samuel Honório e Marco Batista.

Cardoso, R., (2019) A Auto perceção da Qualidade de Vida e a Prática de Atividade Física em Idosos –Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Castelo Branco, João Petrica e Jorge Santos

Castellar, F. D. (2019). Motor Imagery and Music: The Influence of Music on Mental Rotation Tasks in the Light of the Embodied Cognition Theory. Universidade de Lisboa: Mestrado em Ciências Cognitivas. Orientação Prof. Pedro Duarte-Mendes & Prof. David Yates.

Corte, V. (2019).  Estudo do desenvolvimento motor das crianças com idades compreendidas entre os 18 e os 44 meses de idade ao nível das habilidades motoras globais e habilidades motoras finas. (Dissertação de Mestrado não publicada). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco. Orientadores Rui Paulo e João Serrano.

Costa C. (2019). Efeito de um Programa de Intervenção em Hipoterapia no Perfil Psicomotor de um Jovem com Perturbação do Espetro do Autismo – Estudo de Caso. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Helena Mesquita e Marco Batista

Salvado D. (2019). O Processamento da Informação, Atenção e Memória nas Crianças Disléxicas. Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Mestrado de Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor. Orientador: Prof. Doutora Helena Mesquita e Prof. Doutor  Raul de Sousa Nogueira Antunes.

Silva N. (2019). Motivações para a Prática de Atividades Físicas de Aventura na Natureza por Jovens Adolescentes do 3º Ciclo do Ensino Básico, Instituto Politécnico de Castelo Branco, João Petrica e Marco Batista

Silva, F. M. (2019). Impacto dos comportamentos sedentários e da atividade física na aptidão física, função pulmonar e composição corporal de idosos não institucionalizados do distrito de Castelo Branco. Escola Superior de Educação: Mestrado em Atividade Física. Orientação Prof. Pedro Duarte-Mendes & Prof. João Petrica.

2018

Amorim A. (2018). Imagery ability in Boccia: The effects of an intervention program. Dissertação de Doutoramento, Orientação: Bruno Travassos e Pedro Duarte-Mendes, Universidade da Beira Interior.

Azevedo H. (2018). Portefólio: Dossier de trabalho do estudante do curso de mestrado em Atividade Física – Intervenção prática – Ginásio a Praça. Dissertação de Mestrado/Relatório de Intervenção Prática. Orientação: João Petrica e Rui Paulo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Ferreira D. (2018). Tese: Motivação Autodeterminada, Satisfação com a Vida e Integração Social de Atletas de Desporto Adaptado na Modalidade de Atletismo. Orientação: Marco Batista, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Freire. M. (2018) A prática de Exercício Funcional versus a de Hidroginástica em idosos – Evolução na condição Física e nos Parâmetros Fisiológicos associados à Prática. Dissertação de Mestrado. Orientação: João Petrica; Jorge Santos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Gonçalves, F. (2018) Atividade Física e Desenvolvimento Motor de crianças do Pré-Escolar. O efeito da Atividade Físico-Motora orientada semanal sobre as habilidades locomotoras e manipulativas de crianças de 3 e 4 anos de idade. Dissertação de Mestrado em Actividade Física na especialidade de Motricidade Infantil. Orientador João Serrano, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Goulão J. (2018). O Modelo de Jogo no Futebol de Formação: Estudo sobre a concetualização e operacionalização do modelo de jogo de treinadores de futebol Infantojuvenil. Dissertação de Mestrado. Orientação: João Serrano e Rui Paulo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Lercas A. (2018). Tese: Motivação Autodeterminada e Satisfação com a Vida de Atletas Desportos Coletivos – Estudo Comparativo entre Desporto Adaptado e Desporto Regular. Orientação: Marco Batista, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Luís T. (2018). Portefólio: Dossier de trabalho do estudante do curso de mestrado em Atividade Física – Intervenção prática – Sport Benfica e Castelo Branco. Dissertação de Mestrado/Relatório de Intervenção Prática. Orientação: Rui Paulo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Mendes, M. (2018) Efeitos de um programa de Ginástica Sénior na capacidade funcional em idosos institucionalizados – Evolução da capacidade funcional, da aptidão funcional e da composição corporal. Dissertação de Mestrado. Orientação: João Petrica; Jorge Santos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Martins D. (2018). Rotinas de vida diária de criança/jovens com NEE – Estudo de caso. Escola Superior de Educação de Castelo Branco; Orientação: Helena Mesquita e João júlio de Matos Serrano

Oliveira J. (2018). Os benefícios da caminhada aquática na composição corporal e nos valores espirométricos em crianças dos 6 aos 12 anos. Orientação: Samuel Honório e Pedro Duarte-Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Rolo I. (2018). Avaliação Functional Movement Screen®: comparação entre os valores da elite e não elite em nadadores juvenis. Orientação: Henrique Neiva e Pedro Duarte-Mendes, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior.

Silva D. (2018). Tradução e validação do Movement Imagery Questionnaire – Children para a população portuguesa: estudo comparativo entre modalidades desportivas coletivas e individuais. Orientação: João Serrano e Pedro Duarte-Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Taborda, B. (2018). Composição Corporal e Relação com a Coordenação Motora em sujeitos com deficiência intelectual. Dissertação de Mestrado. Orientação: Rui Paulo e Pedro Duarte-Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Teixeira T. (2018). Functional Movement Screen®: Avaliação em atletas de modalidades desportivas distintas e diferenças entre sexos. Dissertação de Mestrado. Orientação: Rui Paulo e Pedro Duarte Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

2017

Alegria, J. (2017).  Exercício físico e envelhecimento: diferenças e relação com a composição corporal e com a aptidão física funcional, em idosos institucionalizados e não institucionalizados. Orientação Samuel Honório e Pedro Mendes, ESE, IPCB.

Morais, L. (2017). Imagery no Equilíbrio em indivíduos portadores de deficiência. Orientação João Petrica, Pedro Mendes, ESE, IPCB.

Rodrigues, T. (2017). Análise  dos  comportamentos  de  condução  de  sessão  e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling. Orientação João Petrica, ESE, IPCB.

Mateus, D., Regina Jorge, F., Silveira, P. (2017) Origami – um recurso didático para a aprendizagem lúdica de noções matemáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. http://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/5590

Vicente, S. (2017) Avaliação da Aptidão Física em Idosos. Dissertação de Mestrado em Actividade Física na especialidade de Gerontomotricidade. Orientação João Serrano, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Roque, J. (2017) Estudo da Composição Corporal e de Habilidades Motoras em Crianças dos 6 aos 10 anos com diferentes níveis de Atividade Física. Dissertação de Mestrado em Actividade Física na especialidade de Motricidade Infantil. Orientação João Serrano, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Fernandes. M. (2017). Motivação Autodeterminada e Satisfação com a Vida de Atletas de Desporto Adaptado na Modalidade de Andebol. Orientação Marco Batista, ESE, IPCB.

Martinho, J. (2017). Motivação Autodeterminada, Composição Corporal e Satisfação com a Vida dos Idosos, para a Prática de Atividade Física Supervisionada: Relação e diferenças entre frequência de prática, sexo, composição corporal e contexto institucional. Orientação Marco Batista, ESE, IPCB.