Theses

PHD Thesis Guidance

2019

Faustino A. (2019). A Educação Física no Sistema Educativo Português. Tese para obtenção do Grau de Doutor em Ciências do Desporto. UBI, Covilhã.

2018

Amorim A. (2018). Imagery ability in Boccia: The effects of an intervention program. Dissertação de Doutoramento, Orientação: Bruno Travassos e Pedro Duarte-Mendes, Universidade da Beira Interior.

Master Thesis Guidance

2019

Silva F. (2019). Impacto dos comportamentos sedentários e da atividade física na aptidão física, função pulmonar e composição corporal de idosos não institucionalizados do distrito de Castelo Branco. Orientação: João Petrica e Pedro Duarte-Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

2018

Amorim A. (2018). Imagery ability in Boccia: The effects of an intervention program. Dissertação de Doutoramento, Orientação: Bruno Travassos e Pedro Duarte-Mendes, Universidade da Beira Interior.

Azevedo H. (2018). Portefólio: Dossier de trabalho do estudante do curso de mestrado em Atividade Física – Intervenção prática – Ginásio a Praça. Dissertação de Mestrado/Relatório de Intervenção Prática. Orientação: João Petrica e Rui Paulo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Ferreira D. (2018). Tese: Motivação Autodeterminada, Satisfação com a Vida e Integração Social de Atletas de Desporto Adaptado na Modalidade de Atletismo. Orientação: Marco Batista, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Freire. M. (2018) A prática de Exercício Funcional versus a de Hidroginástica em idosos – Evolução na condição Física e nos Parâmetros Fisiológicos associados à Prática. Dissertação de Mestrado. Orientação: João Petrica; Jorge Santos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Gonçalves, F. (2018) Atividade Física e Desenvolvimento Motor de crianças do Pré-Escolar. O efeito da Atividade Físico-Motora orientada semanal sobre as habilidades locomotoras e manipulativas de crianças de 3 e 4 anos de idade. Dissertação de Mestrado em Actividade Física na especialidade de Motricidade Infantil. Orientador João Serrano, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Goulão J. (2018). O Modelo de Jogo no Futebol de Formação: Estudo sobre a concetualização e operacionalização do modelo de jogo de treinadores de futebol Infantojuvenil. Dissertação de Mestrado. Orientação: João Serrano e Rui Paulo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Lercas A. (2018). Tese: Motivação Autodeterminada e Satisfação com a Vida de Atletas Desportos Coletivos – Estudo Comparativo entre Desporto Adaptado e Desporto Regular. Orientação: Marco Batista, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Luís T. (2018). Portefólio: Dossier de trabalho do estudante do curso de mestrado em Atividade Física – Intervenção prática – Sport Benfica e Castelo Branco. Dissertação de Mestrado/Relatório de Intervenção Prática. Orientação: Rui Paulo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Mendes, M. (2018) Efeitos de um programa de Ginástica Sénior na capacidade funcional em idosos institucionalizados – Evolução da capacidade funcional, da aptidão funcional e da composição corporal. Dissertação de Mestrado. Orientação: João Petrica; Jorge Santos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Martins D. (2018). Rotinas de vida diária de criança/jovens com NEE – Estudo de caso. Escola Superior de Educação de Castelo Branco; Orientação: Helena Mesquita e João júlio de Matos Serrano

Oliveira J. (2018). Os benefícios da caminhada aquática na composição corporal e nos valores espirométricos em crianças dos 6 aos 12 anos. Orientação: Samuel Honório e Pedro Duarte-Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Rolo I. (2018). Avaliação Functional Movement Screen®: comparação entre os valores da elite e não elite em nadadores juvenis. Orientação: Henrique Neiva e Pedro Duarte-Mendes, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior.

Silva D. (2018). Tradução e validação do Movement Imagery Questionnaire – Children para a população portuguesa: estudo comparativo entre modalidades desportivas coletivas e individuais. Orientação: João Serrano e Pedro Duarte-Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Taborda, B. (2018). Composição Corporal e Relação com a Coordenação Motora em sujeitos com deficiência intelectual. Dissertação de Mestrado. Orientação: Rui Paulo e Pedro Duarte-Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Teixeira T. (2018). Functional Movement Screen®: Avaliação em atletas de modalidades desportivas distintas e diferenças entre sexos. Dissertação de Mestrado. Orientação: Rui Paulo e Pedro Duarte Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

2017

Alegria, J. (2017).  Exercício físico e envelhecimento: diferenças e relação com a composição corporal e com a aptidão física funcional, em idosos institucionalizados e não institucionalizados. Orientação Samuel Honório e Pedro Mendes, ESE, IPCB.

Morais, L. (2017). Imagery no Equilíbrio em indivíduos portadores de deficiência. Orientação João Petrica, Pedro Mendes, ESE, IPCB.

Rodrigues, T. (2017). Análise  dos  comportamentos  de  condução  de  sessão  e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling. Orientação João Petrica, ESE, IPCB.

Mateus, D., Regina Jorge, F., Silveira, P. (2017) Origami – um recurso didático para a aprendizagem lúdica de noções matemáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. http://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/5590

Vicente, S. (2017) Avaliação da Aptidão Física em Idosos. Dissertação de Mestrado em Actividade Física na especialidade de Gerontomotricidade. Orientação João Serrano, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Roque, J. (2017) Estudo da Composição Corporal e de Habilidades Motoras em Crianças dos 6 aos 10 anos com diferentes níveis de Atividade Física. Dissertação de Mestrado em Actividade Física na especialidade de Motricidade Infantil. Orientação João Serrano, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Fernandes. M. (2017). Motivação Autodeterminada e Satisfação com a Vida de Atletas de Desporto Adaptado na Modalidade de Andebol. Orientação Marco Batista, ESE, IPCB.

Martinho, J. (2017). Motivação Autodeterminada, Composição Corporal e Satisfação com a Vida dos Idosos, para a Prática de Atividade Física Supervisionada: Relação e diferenças entre frequência de prática, sexo, composição corporal e contexto institucional. Orientação Marco Batista, ESE, IPCB.