Chapters in books

2019

Aroni, A., Batista, M., Rebustini, F., Machado, A., Gomes, R. (2019). O Estresse e o Coping no Esporte. In J. Petrica, H. Mesquita, M. Batista, P. Mendes (Coord) “Psicologia do Desporto e Exercício – Abordagens Académicas de Investigação”. Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, pp.35-44. ISBN: 978-989-8936-01-1.

Batista, M., Cubo Delgado, S., Petrica, J., Serrano, J., Paulo, R. & Honório, S. (2019) Atividade Física e Autoconceito de Alunos de 1.º Ciclo. In: J. Petrica, H. Mesquita, M. Batista & P. Mendes (Eds.) Psicologia do Desporto e do Exercício, Abordagens Académicas de Investigação. Idanha a Nova: Edição Câmara Municipal de Idanha a Nova (pp. 23-34). ISBN: 978-989-8936-01-1.

Dâmaso, N., Batista, M., Serrano, J., Petrica, J. & Paulo, R. (2019) Motivações para a Escolha do Futebol como Prática Desportiva: Diferenças entre Região e Escalão Etário. In: J. Petrica, H. Mesquita, M. Batista & P. Mendes (Eds.) Psicologia do Desporto e do Exercício, Abordagens Académicas de Investigação. Idanha a Nova: Edição Câmara Municipal de Idanha a Nova (pp. 77-88). ISBN: 978-989-8936-01-1

Faustino, A., Serrano, J., Mendes, P., Paulo, R., Honório, S., Batista, M. & Petrica, J. (2019) Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal – Estudo de caso sobre a Escola Básica Senhora da Piedade. In: Serra, N., Vila-Chã, C., Casanova, N. & Pereira, B. (Eds.). Educação Física, Lazer & Saúde: Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física. IPG. Volume II: 71-79

Honório, S., Batista, M., Santos, J., Petrica, J., Mesquita, H., Serrano, J., Ribeiro, J. & Martins, J. (2019) Physical Exercise as a Tool to Delay the Development Process of Duchenne Muscular Dystrophy. In K. Sakuma (Ed.). Muscular Dystrophies (pp. 1 – 11), Croatia: Intechopen. DOI: 10.5772/intechopen.84453, books indexed in the Book Citation Index in Web of Science

Honório, S.; Santos, J.; Petrica, J.; Serrano, J. & Batista M. (2019) Niveis de ansiedade em atletas de hóquei em patins do campeonato nacional da 1ª divisão. In: Libro de Actas del I Congreso Internacional de Innovación en el Deporte: 25 años Caminando Juntos. Facultad de Ciencias del Deporte Universidad de Extremadura, pp 113 – 114.

Leyton-Román, M., Batista, M., Cejas-López, J., Lobato-Muñoz, S., Jimenez-Castuera, R. (2019). Relationship Between Motivational Variables and Pre-Competitive Anxiety in Handball Players. In J. Petrica, H. Mesquita, M. Batista, P. Mendes (Coord) “Psicologia do Desporto e Exercício – Abordagens Académicas de Investigação”. Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, pp.89-102.  ISBN: 978-989-8936-01-1.

Leyton-Román, M., Batista, M., Cejas-López, J., Lobato-Muñoz, S., Jimenez-Castuera, R. (2019). Differences Between High Performance and Base Handball Players in Motivacional Variables and Pre-Competitive Anxiety. In J. Petrica, H. Mesquita, M. Batista, P. Mendes (Coord) “Psicologia do Desporto e Exercício – Abordagens Académicas de Investigação”. Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, pp.55-66. ISBN: 978-989-8936-01-1.

Paixão, F., Silveira, P., Lopes, A. (2019). Avaliação externa em Matemática dos alunos no final do 6º ano de escolaridade e a (des)organização pedagógica das escolas. In: Paixão, F., Jorge, F., Silveira, P. (Coords.) (2019). A escola de aprender – Contributos para a sua construção. Instituto Politécnico de Castelo Branco. ISBN: 978-989-8196-93-4.

Paulo, R., Ramalho, A., Silva, F., Duarte-Mendes, P., & Machado, J. (2019). Atividade Física, Cognição e Aprendizagem. In M. Sardinha, F. Azevedo, & J. Machado (eds.), Formação de Leitores: Arte, Literatura, Educação e Desporto (pp. 73-8). Covilhã: Universidade da Beira Interior. ISBN: 978-989-654-575-8

Rebelo, M., Serrano, J., Paulo, R., Duarte-Mendes, P. & Marinho, D. (2019) Desenvolvimento Motor em Crianças dos 12 aos 46 Meses: Influência da Variável “Genero”. In. K. O´Hara, B. Travassos & C. Lourenço (Eds.) Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV (pp. 201-208) Covilhã: UBI Edições. ISBN: 978-989-654-605-2.

Ruivo, J., Mesquita, H., Afonso, P. (2019). Teacher Education in Portugal. In: – Karras, K.G., & Wolhuter, C.C. (Eds). (2019). International handbook of teacher education worldwide. Nicosia, Cyprus: HM Studies and Publishing, Vol 3, pp. 75-97. (ISBN-978-9963-2415-7-6 (Vol 3), 978-9963-2415-6-9 (Vol 2), 978-9963-2415-5-2 (Vol 1)).

Santos, J.; Petrica, J.; Serrano, J.; Batista, M.; Rocha, J. & Maia, L. (2019) The practice of physical activity in the elderly and the selfperception of quality of life. In: Libro de Actas del I Congreso Internacional de Innovación en el Deporte: 25 años Caminando Juntos. Facultad de Ciencias del Deporte Universidad de Extremadura, pp 74 – 75.

Serrano, J. & Alves, R. (2019) Fitness – Conceito, Evolução e Motivações para a Prática. In: J. Petrica, H. Mesquita, M. Batista & P. Mendes (Eds.) Psicologia do Desporto e do Exercício, Abordagens Académicas de Investigação. Idanha a Nova: Edição Câmara Municipal de Idanha a Nova (pp. 169-183). ISBN: 978-989-8936-01-1

2018

Afonso J., Serrano J. & Paulo R. (2018). Physical Activity and Sport of Soccer-7 Athletes of District Selections Sub-16. In: J.Petrica, R.Paulo, P. Duarte-Mendes & M. Batista (Eds.). Abordagens Sobre Treino Desportivo. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.Câmara Municipal de Idanha-a-Nova (pp. 9-32). ISBN 978-989-8936-05-9.

Alves N., Petrica J. & Santos J., (2018). Proposta de avaliação para a área de gerontomotricidade. In Gerontomotricidade – Abordagens académicas da investigação. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-06-6. p. 53-63.

Batista M., Cubo Delgado S., Petrica P., Serrano J., Paulo R. & Honório S. (2018). Atividade Física e Autoconceito de Alunos de 1.º Ciclo. In: Petrica J, Mesquita H, Batista M, Mendes P (Eds.) Psicologia do Exercício e Desporto: Abordagens Académicas de Investigação (pp.23-34). Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-07-3

Batista M., Serrano J., Petrica J., Leyton M., Duarte-Mendes P., Santos J., Faustino A., Silva N. & Jimenez- Castuera R. (2018). O Modelo Transcontextual da Motivação como Preditor de Satisfação com a Vida de Adultos Ativos Portugueses. Gaertner, G., Machado, M., Kerkoski, M. & Sfreddo, R. (Ed)  XIV Seminário Internacional Educação Física, Desporto e Lazer / II Seminário Internacional de Psicologia do Esporte / III Budo Congress. Curitiba: Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região, pp. 86-87 (ou 87-88?). (ISBN: 978-972-8969-11-0).

Coimbra, S. & Petrica J. (2018). Videojogos e Atividade Física: A Representação que os Pais têm sobre a Dicotomia. In J. Petrica, J. Serrano, A. Faustino & P. Mendes (Eds). Motricidade Infantil. Abordagens Académicas de Investigação. Edição Câmara Municipal de Idanha a Nova (91-100). ISBN: 978-989-8936-07-3.

Dâmaso N., Batista M., Serrano J., Petrica J. & Paulo R. (2018). The Motivations to Choose Football as Sport Practice: Differences Between Region and Age Echelon. In: Petrica J, Mesquita H, Batista M, Mendes P. (Eds.) Psicologia do Exercício e Desporto: Abordagens Académicas de Investigação (pp. 77-88). Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-07-3

Duarte-Mendes P., Marinho D., Petrica J., Silva L., Silveira P. & Paulo R. (2018). Movement Imagery Questionaire – 3: Context for Translation Procedures and Validation. In: Petrica J, Mesquita H, Batista M, Mendes P (Eds.) Psicologia do Exercício e Desporto: Abordagens Académicas de Investigação (pp. 185-208). Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-07-3

Duarte-Mendes P., Ramalho A., & Paulo R. (2018). Exercício físico na população idosa: cérebro e cognição. In Z. Azeredo (Ed.), Envelhecimento Ativo: Processo Sociocultural (pp. 91-105). Lisboa: Edições Piaget. ISBN

Duarte-Mendes P., Silveira P., Agostinho J., Cruz C., Galvão J. & Silva F. (2018). A avaliação da Agilidade em alunos do Ensino Superior. The Evaluation of Agility in Higher Education Students. In Abordagens sobre o Treino Desportivo. Edição Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. 1ª Edição (pp. 43-53).. ISBN  978-989-8936-05-9

Gil H., Santos T. & Honório S. (2018). O contributo da Nintendo Wii® na motricidade infantil. In Atas do 20th International Symposium on Computers in Education, proocedings (1-5). Cádiz: Universidad de Cádiz.

Henriques J., Petrica J., Marinho D. & Paulo R. (2018). Evaluation of intensity and tactical-technical aspects of football                training: exercises under way move specific versus conventional              preparation exercises. In: Petrica J, Paulo R, Mendes P, Batista M. (Eds.) Abordagens Sobre Treino Desportivo (pp. 9-32). Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN978-989-8936-05-9.

Mesquita H. (2018). Formação de Professores em Educação Especial. In A. D. Guerreiro (Diretor Científico), Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir. (p.255-257, 2ª ed). Almada: Deodato Guerreiro/EDLARS – Educomunicação e Vida (ISBN: 978-1720818267).

Mesquita H., Martins D., Batista M., Honório S. &. Serrano J. (aceite). Rotinas de Vida Diária de Criança/Jovens com NEE. In: Livro de Atas da V Conferência Internacional para a Inclusão, Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

Mesquita H., Serrano J., Petrica J., Batista M. & Almeida D. (2018) A Criança com Espetro de Autismo, a Atividade Física Adaptada e o Perfil Psicomotor. In: Petrica, J.; Mesquita, H.; Batista, M. & Faustino, A. (2018) Desporto Adaptado. Edição Câmara Municipal de Idanha a Nova. (19-30) ISBN: 978-989-8936-04-2.

Paulo R., Pichetto F., Petrica J., Serrano J., Faustino A., Duarte-Mendes P. & Faure, F. (2018). Analysis     of Body                Composition and Spirometric Values in Portuguese and Italian Students. In: Petrica J, Mendes P, Serrano J, Paulo R. (Eds.) Abordagens Sobre Exercício e Saúde (pp. 31-52). Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN: 978-989-8936-08-0.

Paulo R., Serrano J. & Ramalho J. (2018) Acerta o Passo em Castelo Branco. In: Rodrigues, J. (Eds.) Desporto Desenvolvimento e Bem-Estar. Edição REDESPP, IP de Santarém – ESDRM. Pag. 93-104; ISBN 978-989-8768-22-3.

Paulo R., Serrano J., Silva N. & Petrica J. (2018) Editorial do Livro Abordagens sobre Desportos de Natureza. Edição Câmara Municipal de Idanha a Nova. P. 7; ISBN: 978-989-8936-02-8.

Petrica J. (2018). Os Comportamentos de Instrução em Aulas de Body Pump® e Indoor Cycling. In: Gaertner, G., Machado, M., Kerkoski, M. & Sfreddo, R. (Ed) (2018). XIV Seminário Internacional Educação Física, Desporto e Lazer / II Seminário Internacional de Psicologia do Esporte / III Budo Congress. Curitiba: Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região, pp. 89-90. (ISBN: 978-972-8969-11-0)

Petrica J. & Gomes M. (2018). Jogando na Velhice. In: João Petrica, Rui Paulo, António Faustino & João Serrano (Eds.) Gerontomotricidade: Abordagens Académicas de Investigação (pp. 87-94). Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN: 978-989-8936-06-6.

Petrica J. & Martins C. (2018). A Aquisição Motora: Formação Convencional Vs Frequência de Projetos Alternativos de Formação de Base. In J. Petrica, J. Serrano, A. Faustino & P. Mendes (Eds). Motricidade Infantil. Abordagens Académicas de Investigação. Edição Câmara Municipal de Idanha a Nova (7-16). ISBN: 978-989-8936-07-3.

Petrica J., Santos J., Serrano J., Paulo R., Mendes P., Ramalho A. & Batista M. (2018). Dimensão Invisível do Ensino da Educação Física: A Atenção dos Alunos. Gaertner, G., Machado, M., Kerkoski, M. & Sfreddo, R. (Ed)  XIV Seminário Internacional Educação Física, Desporto e Lazer / II Seminário Internacional de Psicologia do Esporte / III Budo Congress. Curitiba: Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região, pp. 53. (ISBN: 978-972-8969-11-0).

Pratas C., Coelho P., Aguila J. (2018). Cardiac Rehabilitation in Acute Myocardial Infarction: Factors Associated with Success. In: Carvalho G., Pereira B., Rosário R., Vilaça t., Anastácio A. (Ed) 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade FÍsica e Saúde. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, p. 12. (ISBN 978-972-8952-50-1)

Quelhas R., Mesquita H. & Oria Segura, M. R. (2018). Contribuição das Tic na Melhoria da Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Proposta de Abordagem ao Sistema de Ensino Português Segundo uma Metodologia Comparada. In: Pedro, A., Piedade, J., Dorotea, N. & Pedro, Neuza (Editores) (2018). Technology Enhanced Learning: Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, pp. 1977-1987 (ISBN: 978-989-8753-46-5).        URL: http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/?page_id=1905

Ribeiro J., Batista M. & Honório S. (2018). Exercício e atividade física – Contributos para intervenção na pessoa com comprometimento cognitivo. Viseu: Edições Piaget:Paginas ISBN: 978-989-759-102-0

Ruivo J., Mesquita H. & Afonso, P. (2018). Teacher Education in Portugal. In: – Karras, K.G., & Wolhuter, C.C. (Eds). (2018). International handbook of teacher education worldwide. Nicosia: HM Studies. Nicosia, Cyprus: HM Studies and Publishing.

Serrano J. & Castel-Branco A. (2018) A Evolução do Esquema/Imagem Corporal na Criança. In: Petrica, J.; Serrano, J.; Faustino, A. & Mendes, P. (2018). Motricidade Infantil. Abordagens Académicas de Investigação, pp. 121-130. Edição Câmara Municipal de Idanha a Nova. ISBN: 978-989-8936-07-3.

Serrano J., Faustino A., Rato V., Petrica J., Paulo R., Duarte-Mendes P. & Batista M. (2018). The Common Profile of the Physical Activity Programs of the Senior Academies. In: Petrica J, Paulo R, Faustino A, Serrano J. (Eds.) Gerontomotricidade: Abordagens Académicas de Investigação, pp. 35-54. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN: 978-989-8936-06-6.

Serrano J., Silveira P., Petrica J. e Cunha A. (2018). Envolvimento Parental na Participação Desportiva das Crianças – Opinião dos Pais sobre o seu Envolvimento na Prática dos Filhos Parental Involvement In Children’s Sports Participation – Parents Opinion About Their Involvement in Sport`s Pratice Children. In Motricidade Infantil. Abordagens Académicas de Investigação, pp. 67-80. Edição Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. 1ª Edição. ISBN 978-989-8936-07-3.

Serrano, J.; Farinha, C.; Paulo, R.; Batista, M.; Petrica, J. (2018). Motivações para a Prática de Hidroginástica e Aptidão Física de Idosos Praticantes. In: Gaertner, G., Machado, M., Kerkoski, M. & Sfreddo, R. (Ed) XIV Seminário Internacional Educação Física, Desporto e Lazer / II Seminário Internacional de Psicologia do Esporte / III Budo Congress. Curitiba: Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região, p. 82. (ISBN: 978-972-8969-11-0).

Serrano, J.; Paulo, R.; Batista, M.; Honório, S.; Duarte-Mendes, P. & Petrica, J. (2018). Envolvimento Parental na Participação Desportiva das Crianças no Futebol. In: Gaertner, G., Machado, M., Kerkoski, M. & Sfreddo, R. (Ed) XIV Seminário Internacional Educação Física, Desporto e Lazer / II Seminário Internacional de Psicologia do Esporte / III Budo Congress. Curitiba: Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região, pp. 55-56. (ISBN: 978-972-8969-11-0).

2017

Serrano, J., Marques, J., Batista, M., Faustino, A., Mendes, P., Paulo, R. (2017). Relação entre Composição Corporal e Coordenação Motora em Crianças dos 6 aos 10 anos, com diferentes níveis de atividade física. In: Luís Rodrigues, Filipe Clemente & Ricardo Lima. 10os Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 170-176). Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC.  . (ISBN: 978-989-20-7935-6433357/17).

Mesquita H., Batista M., Serrano J., Honório S.& Azevedo, S. (2017). Sindrome Fetal Alcoólico, Psicomotricidade, Leitura e Escrita – uma Intervenção Simultânea. In: Rodrigues, L.P., Clemente, F.M. & Lima, R. (Ed) (2017). 10 ºs Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança. Melgaço: Edição Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pp. 197-205. (ISBN: 978-989-20-7935-6433357/17).

Mesquita, H., Serrano, J.; Afonso, P.; Batista, M.; Honório, S. & Branco, A. R. (2017). Necessidades dos Pais de Crianças com NEE Incluídas em Jardim de Infância. In: Freire, C. S.; Mangas, C.& Sousa, C. (Org.) (2017). Livro de Atas da IV Conferência Internacional para a Inclusão 2016, Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação, pp. 53-65 (ISBN: 978-989-8797-14-8).

Tavares, A., & Ramalho, A. (2017). System of observation for kinesic communication of the physical activity instructor for the eldery – (SOCIN-Eldery): A proposal. In Ribeiro, J. & Lima, E. (eds). Atas do II International Meeting of New Health Researchers. Leiria: Politécnico de Leiria.

Mendes M., Santos J. & Petrica (2017). Efeitos de um programa de ginástica sénior na capacidade funcional em idosos institucionalizados no concelho de Maçâo. Actividad Física para Mayores: Investigación, Ensenanza Y Practica, pp 343-352. ISBN: 978-84-7785-945-1.